quinta-feira, 3 de março de 2011

UASO garantiu apoios na sua apresentação

No âmbito do plano de actividades da UASO, a direcção levou a efeito várias reuniões e visitas, nomeadamente no Governo Civil de Lisboa, INEM (Instituto Nacional Emergência Médica), ANPC (Autoridade Nacional Protecção Civil e com a ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo).
O objectivo que levou os responsáveis da UASO a promoverem estas acções, teve como principal factor a divulgação e apresentação do recente movimento criado pelas Associações de socorros do oeste, numa clara demonstração de unidade e capacidade interventiva na sociedade, nomeadamente na área da saúde.
Ficou o pedido ás várias entidades, para interferirem na alteração à legislação de transporte de doentes, causa essencial para o futuro exercício das funções humanitárias das instituições.


Na Sede da ANPC (Protecção Civil), a comitiva foi recebida com entusiasmo pelos técnicos e responsáveis presentes. Foi possível o contacto com a realidade do sistema da Protecção Civil e tomar conhecimento da promoção a uma “Cultura da Segurança” , que segundo a ANPC, começa na informação pública sobre os riscos naturais e tecnológicos, para além de promover uma atitude pró-activa  no seio das famílias.
Ficou pela UASO a disponibilidade de futuras colaborações estratégicas ou em parcerias, através dos seus meios humanos e físicos.

No Governo Civil de Lisboa, a Governadora, Dr.ª Dalila Araújo, recebeu em audiência no dia 17 de Fevereiro, nas instalações do Governo Civil, em Lisboa, uma representação da União das Associações de Socorro do Oeste, em visita de cumprimentos e de início de actividades.
Esta nova estrutura associativa que representa diversas associações de solidariedade social sem fins lucrativos, que prestam serviços de socorro e transporte de doentes na região Oeste, teve da parte da Governadora uma compreensão e demonstração de apoio institucional já esperado, uma vez que o papel desempenhado pelas instituições não são desconhecidas do Governo Civil, deste modo ficou a promessa de encaminhamento para o Secretário de Estado.

No Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a comitiva da UASO representada pelo Eng. Damas Antunes e Álvaro Leitão, recebidos pela Comissão Directiva, conseguiu uma resposta positiva e um atenção especial para uma futura proposta de actualização da legislação em vigor, de forma a poder contemplar as associações de socorros, ajustando-as na lei pelo mesmo critério que já gozam as associações de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, chegando ao ambicioso objectivo de promover a igualdade e justiça no sector.
Na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, recebidos pelo Presidente da Administração, Dr. António Branco, ficou as intenções.