domingo, 17 de abril de 2011

Associação Nacional finalmente constituida

Região histórica promove mais um capítulo.
Pontével recebe o 2º Encontro Nacional de Instituições promotoras do Transporte de Doentes, sem fins lucrativos.

O auditório da Sociedade Filarmónica
Incrível Pontevelense, foi o palco da
aprovação da recente Associação
Nacional de Transporte Ambulância.
Sob o tema “Transporte de Doentes – Que caminho para o futuro?”, a Associação Humanitária da Freguesia de Pontével, foi a anfitriã do 2.º Encontro Nacional de Instituições sem fins lucrativos, promotoras do serviço de transporte de doentes.

Situada no Concelho do Cartaxo, a freguesia de Pontével de fundação muito antiga, anterior á da nacionalidade, começa a constar na documentação régia logo a partir de Dom Afonso Henriques, mas, sobretudo, de Dom Sancho I, que lhe concede o primeiro foral (1194), a sua história está repleta de momentos de registo, ponto de passagem obrigatório dos mais altos nobres da Corte, levou pelos seus acontecimentos a ser referida pelo Professor José Hermano Saraiva como “a vila que já foi Capital Política do País”.

No seu discurso de abertura, o Presidente da Direcção da Associação Humanitária da Freguesia de Pontével, Elias Rodrigues, após as boas vindas aos participantes e convidados, fez uma breve apresentação da Instituição e da região, salientou a importância deste encontro no contexto actual da situação vivida em Portugal pelas Associações que efectuam transporte de doentes.

O encontro contou com a participação de Associações de vários pontos do País, nomeadamente do Algarve, Alentejo, Porto, Caldas da Rainha, Batalha, Lisboa, Tomar, assim como da UASO – União das Associações de Socorros do Oeste, que representa catorze Instituições. Participaram como convidados, o Vereador da Câmara Municipal do Cartaxo, o Presidente da Junta de Freguesia de Pontével, o Comandante dos Bombeiros do Cartaxo e o Presidente da Casa do Povo de Pontével.

Na sua intervenção, o Presidente da UASO referiu que o momento actual era muito importante para se atingir objectivos concretos quanto ao futuro da actividade das Associações, realçou os passos dados pela UASO e os pontos já atingidos, como as reuniões com o Ministério da Saúde e a intervenção junto das Instituições directamente ligadas ao sector da saúde (INEM, ANPC), reforçou a vital importância na constituição da Associação Nacional, objectivo que seria alcançado após o almoço, onde por votação se chegou a um consenso na aprovação dos Estatutos, assim como da designação ou nome do recente movimento associativo, que será ANTRA – Associação Nacional de Transportes em Ambulância Sem fins lucrativos.

Os trabalhos terminaram com a indicação dos elementos da Comissão Instaladora, são eles: o Presidente da Direcção da UASO, o Presidente da Direcção da Associação de Socorro de S. Jorge e o Presidente da Direcção da Associação Humanitária da Freguesia de Pontével.