quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Finalmente a ARSLVT garante início do Programa SGTD.

1 de Novembro de 2011 arranca o Programa de Gestão de Transporte de Doentes.

Segundo informação da Direcção do Departamento de Gestão e Administração Geral da ARSLVT,  "Atendendo à dimensão da ARSLVT, apesar do Regulamento de Transporte de doentes determinar que no dia 1 de Setembro todos os Serviços do SNS  estivessem a trabalhar com o SGTD na sua plenitude, optou-se por integrar as Entidades Transportadoras da Região de uma forma faseada (a ARS do Norte arrancou com toda a Região no dia 1 de Setembro). Desde o dia 1 de Setembro que o SGTD arrancou para as Entidades Transportadoras no Distrito de Santarém e desde o dia 1 de Outubro que o SGTD arrancou para as Entidades Transportadoras dos Distritos de Leiria e Setúbal.

Com pequenas questões de pormenor que facilmente se ultrapassam, estão reunidas as condições para que no dia 1 de Novembro sejam integradas as Entidades Transportadoras do Distrito de Lisboa.

Para o arranque decorrer com normalidade devem ter-se em atenção os seguintes pontos:

1.       Na próxima Quarta (amanhã), Quinta e Sexta-feira todas as Entidades Transportadoras vão ser contactadas para apoio na entrada no SGTD e criação dos Acessos necessários ( Utilizados Chave e restantes utilizadores);
2.       A partir do dia 1 de Novembro o SGTD deixará de emitir credenciais em formato papel;
3.       Durante os primeiros dias de Novembro vão subsistir credenciais em formato papel apenas para os transportes autorizados antes de dia 1 de Novembro e que tenham sido impressos com transportes previstos para data posterior àquela.

4.       O SGTD não gere transportes urgentes – transportes solicitados pelas Unidades Funcionais da ARSLVT para fazer face a situações consideradas urgentes que não se enquadram no transporte através do INEM – para estas situações mantém-se o processo anterior e será facturado fora do SGTD (está em curso uma nova versão do SGTD que permitirá a integração neste Sistema deste tipo de transporte e dos Cuidados Continuados);
5.       Em anexo envia-se um ficheiro de distâncias. O objectivo deste ficheiro é que as distâncias entre origem e destino sejam acordadas entre as partes – Entidades Transportadoras e ARSLVT – depois de existir acordo, as distâncias são inseridas no SGTD e a contabilização dos Kms é feita com base nesta tabela. A presente tabela depois de Preenchida deverá ser enviada para sgtd@arslvt.min-saude.pt (Fátima Rosa/Cátia Vaz ) supervisão central do SGTD).

Salienta-se que não é necessário o preenchimento deste ficheiro até ao dia 1 de Novembro, logo que a Entidade Transportadora conclua o ficheiro e após validação do mesmo por parte do ACES respectivo, o mesmo é inserido no SGTD e todos os serviços de transporte realizados são recalculados (neste contexto é importante que o ficheiro seja preenchido até ao final de Novembro para as Entidades Transportadoras podem Facturar os Serviços);
6.       Será também solicitado às Entidades Transportadoras o envio de informação relativa aos conjuntos de freguesias agrupáveis, para que os agrupamentos que o Sistema vai efectuar tenham alguma lógica territorial, permitindo uma melhor gestão do transporte;
7.       O registo de entrada e saída do doente transportado no destino deve ser registado no SGTD. A ARSVLT contactou um a um as Entidades Prestadoras e é suposto todas terem o acesso necessário. Na eventualidade de ser detectada a ausência de acesso em alguma das Entidades, solicitamos que essa informação chegue ao Supervisor Local para que este contacte novamente a Entidade Prestadora.

8.       Como forma de facilitar a comunicação entre todos os intervenientes foram designados os seguintes Supervisores SGTD por ACES da Região de Lisboa. São estes os interlocutores privilegiados para as Entidades Transportadoras que os devem contactar para qualquer dúvida ou constrangimento:

ACES
SUPERVISOR
E-MAIL
ACES 1 Lisboa Norte
Ana Isa Nunes Santos
ACES 2 Lisboa Oriental
Andreia Santos
ACES 3 Lisboa Central
Sandra Barros
ACES 4 Oeiras
Andreia Pereira
ACES 5 Odivelas
Fernanda Ferreira
ACES 6-Loures
José Joaquim Calhau Rita
ACES 7 Amadora
Paulo José Batista Gonçalves
ACES 8 Sintra- Mafra
Paula Alexandra Brás/Paula Vicêncio
ACES 9 - Algueirão / Rio de Mouro
Carina Alexandra Sousa de São José da Silva
ACES 10Cacém/Queluz
Mª João Domingos Franco
ACES 11Cascais
Margarida Sanches
ACES 12 Vila Franca de xira
Marilia Alves