sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reunião de Chefes Aprova Modelo de Unificação


“A Importância do Trabalho em Equipa”

A Direcção da UASO reuniu no dia 27 de Maio, com os representantes dos Socorristas, afim de reunir informações úteis para um futuro trabalho de organização e complementaridade ao exercício das funções das equipas de socorristas na orgânica da UASO. Estiveram presentes, os representantes da ASF Carvoeira, AMF Vilar, ASF Dois Portos, ASF Turcifal, ASSS Campelos, ASF Ramalhal, CSRC Maceira e AS Outeiro Cabeça, reunião que teve lugar na Sede da ASF Carvoeira.

Numa primeira fase ficou aprovado por unanimidade os seguintes pontos:
1 - Colocação de um símbolo UASO em todas as viaturas das associadas, a ser colocado na porta traseira, junto á matricula.

2 - Uniformização das Divisas, ficando a Divisa Direita destinada às Siglas da Associação (como já existe) e a Esquerda para colocação de Três Pinos, que por ordem de cima para baixo, ficará: Pino da UASO, Pino da Casa (quem tiver) e o Pino da Cruz Vermelha.

3 - Atribuição das Divisas personalizadas aos Chefes de Grupo (facultativo pelas associadas), ficando a Divisa Direita destinada às Siglas da Associação (como já existe) e a Esquerda com a Faixa Prateada mais os Pinos correspondentes ao ponto anterior, para os Sub Chefes; para os Chefes apresenta-se com duas Faixas Prateadas e respectivos Pinos.

4 - Colocação da Insígnia da UASO, apenas na Camisa de Saída no Braço Esquerdo em cima ou no lado oposto ao já colocado pelo símbolo da Instituição.

5 - Ficou registado a preocupação dos representantes presentes na reunião na necessidade de a informação chegar aos socorristas, assim como a falta de um modelo de actuação no terreno que implicasse a responsabilização dos intervenientes.

Conclusão: Tendo sido a primeira reunião com os Chefes de Grupo, sentiu-se a abertura de todos para se funcionar como uma Equipa, a Direcção da UASO pretende criar motivação e sensibilização para melhorar a actuação individual e em grupo, de todos quantos se mostrarem interessados em evoluir.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sistema de Gestão do Transporte de Doentes

SGTD
Sistema de Gestão Transporte Doentes



Após a sua apresentação no dia 16 de Abril de 2010, no Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, no Largo Professor Arnaldo Sampaio em Lisboa, o Sistema de Gestão do Transporte de Doentes cedo se verificou que não tinha condições para a sua aplicabilidade para a região de Lisboa e Val do Tejo, embora com o objectivo de prestar um melhor serviço público a Administração Regional de Saúde não conseguiu disponibilizar os meios para colocar no terreno a sua proposta.
A intenção de automatizar a gestão e monitorizar todo o processo de transportes, que poderia vir a permitir a redução do período necessário ao processamento administrativo e contabilístico da facturação, traduzindo-se numa redução ao prazo médio de pagamento, ficou pelo caminho, embora noutras regiões do país já funcione.
A proposta não passou da mesa da primeira e única reunião geral com as entidades transportadoras, no entanto deixou outras indicações que não ficando legisladas ou regulamentadas, traduzem na actualidade uma grande dor de cabeça para as Instituições, nomeadamente o suporte dos encargos com os custos dos transportes aos acompanhantes, embora justificada pelo médico em função da gravidade da situação clínica, passará a ser facturado à ARS o mesmo valor do considerado para o transporte do 2º doente ou seja 20% do valor (Ler Despacho nº 7861/2011, Artgº 15 - Ponto 10 e 11).

Abril 2010 a Junho 2011, muito do panorama previsto para a entrada em vigor do Sistema de Gestão do Transporte de Doentes na região de Lisboa e Val do Tejo, foi alterado ou simplesmente entrou em espera, o que não durou muito foi a implementação da Circular Despacho nº 7861/2011, no que se refere ao Artigo 15º "Responsabilidade dos encargos com transporte", tendo a Administração da ARSLVT agora retirado às Associações o que se previa ser um começo oportuno para um justo funcionamento dos transportes de doentes, simplesmente através da melhor forma, não houve acordo escrito para ninguém, logo o que se praticou esteve fora da lei, será! AF

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Homenagem ao Voluntario

Comemorar o Ano Europeu do Voluntariado junto de voluntários, foi sentir a alma da sociadade activa.

No dia 29 de Maio, a Associação Dramática e Recreativa das Carreiras recebeu os representantes da Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, da UASO e da promotora da iniciativa a A.S.F Carvoeira, que em conjunto quiseram prestar uma homenagem a todos os voluntários.  Todas estas instituições têm uma característica comum, um projecto voluntário, sólido, que afirma o trabalho voluntário como a realização pessoal do indivíduo e, sobretudo, a realização daquele que necessita do apoio do voluntário.
Ser voluntário é ser agente de mudança, na construção deste mundo que se acredita pode ser melhor, é darmo-nos sem pedir nada em troca e, sobretudo, colocar as necessidades dos outros à frente das nossas próprias necessidades.
Esta iniciativa contou com a fabulosa prestação do grupo cénico da ADRC na Revista à Portuguesa "Agora é que são Elas !!", também eles voluntários.